Arrancar as estacas para ser livre

Meditando a Palavra de Deus, no evangelho de São João no capítulo 9 João 1-41.

Caminhando, viu Jesus um cego de nascença.Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus. Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar. Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego. Depois lhe disse: Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa enviado). O cego foi, lavou-se e voltou vendo.


'Caminhando a cura do coração vai acontecendo.
Foto: Wesly Almeida 

Imagine esta cena. Já era vergonhoso para ele ser cego, e ainda sujo de lodo, de lama. Quanto tempo ele carregou esse peso, essa culpa. Ele naquele momento não faz perguntas, ele simplesmente se levanta, obedecendo a Jesus. Ele se levanta e vai a piscina de Siloé. Mas porque Jesus não simplesmente o cura instantaneamente como fez com Bartimeu? Ao invés disso o pede para ir até a piscina de Siloé. Eis aqui uma profunda mensagem do evangelho. Jesus faz o cego caminhar e enquanto ele caminha, sua emoção, sua mente passa por um processo de cura. Caminhando a cura do coração vai acontecendo.

Exemplo disso são os dez leprosos. Eles caminhavam e eram curados. Ou ainda os discípulos de Emaús. O que acontece com o coração daqueles discípulos enquanto caminham? A palavra de Jesus vai realizando a obra de salvação. Vai acontecendo esta libertação. Mesmo que você esteja orando, pedindo, esperando a cura, não pare de caminhar, continue caminhando.

Você quer que aconteça uma libertação em sua casa? Continue caminhando, seguindo, obedecendo esta voz de Jesus que fala vai para que Ele possa fazer a obra em você. Nós temos que fazer a nossa parte. Não podemos parar de caminhar porque é no caminho que acontece a cura.

Depois este homem continua caminhando, e lava os seus olhos na piscina de Siloé. Aqui tem outra mensagem. Ao lavar os olhos na piscina de Siloé, quem será a primeira pessoa que ele vê? Ele mesmo! O reflexo do rosto dele. E o que será que passou pela mente deste homem quando vê seu próprio rosto refletido? Ele se olha e se descobre, e imagina: “Alguém neste dia me amou e me curou”. Ele provavelmente se olhou e pensou: “Eu sou imagem e semelhança de Deus”.

Vocês já fizeram a experiência de se olhar no espelho falando: “Que lindo que eu sou, sou imagem e semelhança de Deus?” Ou você se olha no espelho e diz: “Eu sou um coitado, coitada de mim, ninguém me ama…” Faça essa experiência, acorde, se olhe no espelho e diga: “Olha como eu sou linda, como eu sou lindo. Eu sou a imagem e semelhança de Deus” por que é o que realmente somos.


'Pare de se prostrar diante do seu problema'.
Foto: Wesly Almeida 

Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: Não é este aquele que, sentado, mendigava? Respondiam alguns: É ele. Outros contestavam: De nenhum modo, é um parecido com ele. Ele, porém, dizia: Sou eu mesmo.

Para saber se você está transparecendo essa experiência com Deus, é preciso verificar se as pessoas deixam de te reconhecer como fizeram com ele. Começam a falar: “Você mudou, não estou te reconhecendo”. Quando nós temos uma experiência com Jesus, somos de tal forma transformados, que as pessoas não mais nos reconhecem.

Agora entra a parte mais emocionante e rica. Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: Crês no Filho do Homem? Respondeu ele: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? Disse-lhe Jesus: Tu o vês, é o mesmo que fala contigo! Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou.Quem é Ele Senhor para que eu creia nele.”

Este homem tem a consciência que ainda falta fechar o ciclo de cura. Vocês percebem quantas estacas que Jesus liberta este cego… Da culpa quando ele fala que nem ele nem os pais pecaram, quando ele lava os olhos em Siloé que acontece a cura física e quando Jesus vai até ele acontece à cura espiritual.

Imagina agora a emoção deste cego quando Jesus responde: – “Tu o vês.” Sabe o que este cego faz na presença deste novo Siloé? Ele diz: “Creio Senhor!” Ele declara o Senhorio de Jesus. E se prostra diante de Jesus o adorando. Se antes ele estava prostrado pela doença, agora ele está prostrado diante de Jesus.Como você tem se prostrado diante de Jesus?

Nós somos templos onde habita o Espírito Santo. Nós temos o poder do Espírito Santo em nós, mas diante disso o que fazemos? Nós nos prostramos diante da doença, da vingança, do desânimo, das dificuldades.
A palavra nos faz pensar hoje, para quem é que eu estou me prostrando?

É preciso saber pra quem estamos nos prostramos para vivermos a cura. Pare de se prostrar diante do seu problema.Chega de se prostrar diante dos problemas.

Qual é a estaca que está atrapalhando sua vida? Qual é a estaca que está prendendo vocês cristãos, cristãs. Deixa Jesus falar, deixa Jesus revelar-se. E diante daquilo que o Senhor for revelando, peça pra Jesus te curar.

Muitas vezes somos como o elefantinho de uma história. O elefantinho foi atado a uma estaca e queriam fazê-lo escravo. O pior foi que ele acreditou que não poderia libertar-se. Assim muitas vezes nos sentimos. Atados e incapazes de nos libertar. Diante de Jesus agora pense, qual é a estaca que você mesmo colocou? Acredito que você pode se lavar e Jesus irá te curar. Jesus quer libertar-nos de todas as estacas.

Jesus prefere muito mais burros desatados, como escolheu para entrar em Jerusalém, do que elefantes atados. Um elefantinho atado não podia servir a Jesus. Precisava de um burrinho desatado, para poder servir a ele. Se você ainda está atado, precisa ser desatado. O que liberta é a palavra de Deus. A palavra de Deus nos liberta da escravidão. A Palavra de Deus liberta e cura.

Transcrição: Elcka Torres


 

ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo